O seguro morreu de velho. Os preparativos imprescindíveis para uma viagem sem atribulações
Homem de negócios em viagem

O seguro morreu de velho. Os preparativos imprescindíveis para uma viagem sem atribulações

Porque os imprevistos acontecem, antes de partir, faça um seguro de viagem e garanta a assistência médica em qualquer parte do mundo. Eis o que deve saber para assegurar um descanso efetivamente tranquilo.

Antes de viajar, a pensar em eventuais imprevistos, há uma série de cuidados a ter. Além de verificar se a viagem que adquiriu integra um seguro, é importante, caso vá para outro destino na Europa, requerer o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), um documento que assegura a assistência médica, nos países do espaço económico europeu e na Suíça, nas mesmas condições que os cidadãos nacionais desses estados.

Pode obtê-lo junto do centro distrital de segurança social ou na delegação da caixa de previdência da sua área de residência ou para onde são canalizadas as suas contribuições ou nos serviços locais e nas lojas do cidadão. A emissão deste documento é gratuita e o prazo de entrega é de cerca de cinco a dez dias úteis após a ordem de emissão. Tenha, por isso, este período em conta para o solicitar a tempo da sua deslocação.

Vai verificar que alguns seguros de saúde oferecem cobertura fora do país. Verifique se é o caso do seu. As agências de viagens e os operadores turísticos comercializam pacotes de férias com seguros de saúde incluídos.

A maioria das seguradoras presentes em Portugal oferece seguros de viagem para estadias de curta duração que podem não só cobrir custos relativos a assistência médica e medicamentosa como também proteger os bens pessoais.

Certos países exigem como condição, para emitirem o visto de entrada, seguros de viagem de seguradoras específicas, não considerando válidos para esse efeito os seguros de viagem de outras seguradoras. Antes de partir, e depois de estabelecido o seguro, é aconselhável informar-se sobre os procedimentos a seguir de modo a obter assistência médica ou medicamentosa e respetivo reembolso.

A cópia do certificado do seguro de viagem e os contactos detalhados no país de destino devem ser transportados junto dos restantes documentos necessários à viagem e sempre na bagagem de mão. Antes de viajar, para a eventualidade de roubo ou de perda da carteira, é também fundamental que leve consigo uma lista dos números de telefone das entidades que poderá ter de contactar para cancelar cartões bancários e cartões de crédito.

Ler na fonte

Close Menu